Consultoria Linguística
A boa comunicação é um pilar fundamental para qualquer organização, instituição ou projeto coletivo. A maneira como as línguas são utilizadas nos espaços é parte disso.
A Consultoria Linguística da Boca busca compreender as questões linguísticas relacionadas ao trabalho das instituições e sugerir ações que aprimorem o cuidado linguístico e comunicacional.
Por que observar as práticas linguísticas?
Seja dentro de uma instituição ou de um projeto é essencial observar as práticas linguísticas e comunicacionais existentes, especialmente quando o trabalho envolve pessoas de diferentes países e culturas.
Levar atenção a maneira com a qual o acesso linguístico é viabilizado nos espaços, seja para facilitar o acesso das atividades e materiais para mais pessoas, seja para melhorar a comunicação interna entre as pessoas de sua equipe são princípios-chave que podem trazer melhores resultados para além das questões de linguagem.

Mapeamento linguístico
A consultoria da Boca ajuda instituições a compreenderem suas demandas de acesso e inclusão linguística a partir da coleta de informações sobre as práticas linguísticas, análise e diagnóstico de tais informações. A consultoria da Boca traz recomendações para que instituições/projetos possam aplicar ações e políticas de Justiça Linguística, aperfeiçoando práticas de inclusão e diversidade.
As sugestões são personalizadas para cada organização, adaptando recomendações diante do dia-a-dia e das possibilidades de cada equipe.
.jpeg)
Justiça Linguística
A reflexão sobre Justiça Linguística e suas práticas é um dos movimentos necessários no cenário de Justiça Transformativa e na busca por Justiça Social.
Nada mais sensato que buscar diminuir as fontes de opressão e, verdadeiramente, buscar facilitar o acesso de diferentes vozes para as discussões dos paradigmas atuais. Isso significa abrir espaço para línguas não-dominantes e fomentar outras ações que possam encurtar a distância entre falantes de diferentes línguas.
