top of page

Figos

  • Foto do escritor: Emily Bandeira
    Emily Bandeira
  • 10 de nov.
  • 2 min de leitura

Essa fruta de gente velha (pelo menos sempre a percebi assim, junto com as tâmaras e com os damascos) conquistou meu coração nas últimas semanas <3


Por que esse blog deveria viver apenas de atualizações linguísticas se meu coração está pulsando uma fruta no momento? Por que não fazer este desvio?


ree

Tem uma padaria perto de minha casa que vende um pão de figos com nozes. Essa foi a primeira vitória dos figos sobre mim.


Depois, meu irmão me preparou um jantar de aniversário com uma salada de mix de feijões (tinha feijão que eu nunca nem tinha visto, juro) e castanhas, queijos e figos

2º vitória dos figos sobre mim.


Mas a obsessão real surgiu de minha curiosidade sobre os mutualismos entre as figueiras e as vespas do figo <3 Eu não vou tentar explicar aqui, meu papel não é explicar nada a ninguém, apenas sugerir os vídeos que achei legais:


Esse aqui para entender de maneira resumida como funciona o esquema planta-vespa

E o vídeo final é uma obra de arte em formato de documentário de animais


Não sei dizer exatamente de onde surgiu meu encanto com o tema (de onde nascem as pequenas obsessões?) mas achei esse mini documentário belo demais – e também muito assustador, ver sobre o ciclo de vida e as dificuldades de outros animais e lembrar-se que a natureza é tão linda quanto assustadora.


Ver a vespa entrando no figo com toda a dificuldade do mundo me fez relembrar que é uma danação só ser um bicho e viver nesse planeta, mas também pensei que deve ser uma delícia ser um inseto dentro de um figo <3


Obra de arte

Bem, e desde que os figos adentraram meu horizonte estético (essa frase kkkkk) a voz de Gil volta e volta e volta a minha cabeça:


Aqui onde a cor é clara

Agora que é tudo escuro

Viver em Guadalajara

Dentro de um figo maduro


É isso. Sonhar dentro da fruta madura :-)


 
 
 

Comentários


© 2025 por emily bandeira

bottom of page